A Teontologia, palavra formada por “Théos” (Deus) + “Onto” (ser) + “logia” (Estudo ou Doutrina) é o estudo sobre a doutrina de Deus. Nesta parte da Teologia Sistemática, estuda-se a respeito do ser de Deus, sua espiritualidade e natureza trina, onde fica claro, por exemplo a sua imanência e transcendência. É onde estuda-se os atributos de Deus, como a eternidade, sua imutabilidade, onisciência, onipotência, onipresença, santidade, justiça, fidelidade, misericórdia, amor, bondade, entre outros.

É na Teontologia que estudamos a Angelologia ou a doutrina dos anjos bons e maus (ou como alguns preferem: Demonologia). Aqui analisamos biblicamente a origem, a natureza, a missão, a ação e o caráter dos anjos bons. E sobre os anjos maus, estudamos a origem, queda, atuação, o chefe dos demônios, a luta e destruição dos demônios.

Enfim, esta é uma área da Teologia, propriamente dita, fundamental para conhecermos mais sobre o próprio Deus e seu relacionamento com o universo e com a humanidade. Conhecer a Deus é imprescindível para nós, pois é conhecendo mais sobre o Criador e Provedor da vida que melhor compreendemos a nós mesmos e a nossa missão neste mundo. Portanto, estude Teologia, estude a Bíblia, busque ao Senhor! Como relatou o profeta, as palavras do próprio Deus: “Se me buscarem de todo o coração, me encontrarão” (Jr 29:13).

Por: Mateus Almeida