VOCÊ SABE O QUE É PENEUMATOLOGIA?

Pneumatologia é a parte da teologia sistemática que se propõe a estudar a personalidade, a divindade e o ministério do Espírito Santo. A doutrina do Espírito Santo está em primeiro lugar entre as verdades redentoras das Escrituras Sagradas, no entanto, é uma doutrina bastante negligenciada, basta observar que existe muita confusão em torno do assunto. Algumas pessoas, por exemplo, negam que o Espírito Santo seja um ser pessoal, afirmando que ele é uma força, uma energia cósmica ou uma personificação do poder de Deus. Mas as Escrituras revelam que o Espírito Santo possui atributos pessoais como inteligência (1Cor. 2:10,11); emoções (Ef. 4:30); e vontade própria (At. 16:6,7).

O Espírito Santo é Deus! Ele é uma pessoa divina. Ele possui atributos exclusivos de Deus como eternidade (Hb. 9:14); onisciência (1Cor. 2:12); onipresença (Sl. 139:7) e onipotência (Jó 33:4). Seu ministério é perceptível desde o início das Escrituras. Ele está presente em tudo aquilo que Deus faz. No salmo 104:30 lemos que “Deus envia o seu Espírito e as coisas são criadas”, fazendo uma perfeita correlação com o relato de Gênesis que confirma a presença do Espírito Santo antes mesmo da criação (1:3). No Novo Testamento não é diferente, o Espírito Santo atua diretamente na vida de Jesus (Mt. 1:20); na conversão dos pecadores (Jo. 16:7-8) e na regeneração dos que creem (Jo. 3:5-7).

No seu livro: O Espírito Santo, Billy Graham reitera que esta doutrina necessita ser reenfatizada nos nossos dias, não obstante, falar da pessoa e da obra do Espírito Santo, não tem limites, é como tentar por o oceano em um balde. A maioria dos livros que lemos são de autores que gostamos e conhecemos. O Espírito Santo é o autor da Bíblia Sagrada, nela podemos aprender mais sobre Ele; e se nossa mente finita e limitada não consegue alcançar o que queríamos, Ele nos auxilia e se revela a nós, pois seu desejo é o de nos guiar em toda verdade: “Mas, quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade”. (Jo.16:13)

Por: Wellington Poeta